DeutchefraincaisItaliano
 


Drª. Damin Spritzer foi nomeada Professora Assistente de Órgão na Universidade de Oklahoma em 2015, depois de um semestre como professora convidada na mesma instituição em 2014. Ela é artista-em-residência na série de artes da Catedral de São Mateus em Dallas e também é Professora Adjunta na Universidade de North Texas, ensinando Literatura do Órgão e Música Sacra.

Elogiada pelo AAM Journal por sua “enorme sensibilidade e musicalidade” e saudada pelo jornal Dallas Morning News por sua “confiança elegante”, aparições recentes em concerto incluem o Piccolo Spoleto Festival na Carolina do Sul em 2012; a Conferência em Ecletismo Histórico: Organaria e Performance Organística no Século XXI da Universidade de Houston em 2012; recitais em Kentucky, California, Arkansas, Nova Iorque, Oregon, Georgia e numerosos programas no Texas, incluindo o Meyerson Symphony Center e a Big XII Trombone Conference em Lubbock. Ela foi uma artista em destaque na Convenção Regional da Guilda Americana de Organistas (AGO) em Austin, Texas, em julho de 2013, apresentando separadamente um recital e uma palestra sobre a vida e música de R. L. Becker (1882-1956). Em outubro de 2011 ela foi palestrante convidada na 51ª Conferência Annual de Música Organística na Universidade de Michigan, e também deu palestras e concertos sobre a música de Becker em Louisville, Kentucky em maio de 2012. Drª. Spritzer escreveu um extenso prefácio para uma edição crítica, ainda vindoura e em diversos volumes, das obras de Becker (Edições Wayne Leupold) e está escrevendo uma monografia sobre o mesmo compositor.

 

Performances vindouras e recentes incluem a Cathédrale Sainte-Croix d'Orléans em Orléans, França; Dallas, Texas, com o programa de rádio de alcance nacional Pipedreams; Texas Camerata; na Universidade de Loyola em Chicago, Illinois; na Igreja Batista Broadway em Fort Worth, Texas; Methuen Memorial Music Hall em Massachusetts; em New York City na Igreja de São Malaquias, “A Capela do Ator”; uma palestra sobre Becker na Convenção Nacional da AGO de 2016 em Houston; na Sala de Concertos Walt Disney em Los Angeles, com Aaron David Miller; na Igreja Nossa Senhora de Fátima e na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem em São Paulo, SP, Brasil, em janeiro de 2016; na Catedral Episcopal de São Paulo em Oklahoma City; na Igreja Episcopal da Trindade em Tulsa, Oklahoma; na Igreja Episcopal de São Felipe em Ardmore, Oklahoma; e o recital dedicatório do órgão da Igreja Luterana da Ressurreição em Plano, Texas.

Seu segundo volume de gravações das músicas de órgão de Becker foi lançado em novembro de 2014 por Raven Recordings, tendo sido gravado na Cathédrale Sainte-Croix d'Orléans em Orléans, França, em abril de 2013. A gravação recebeu quatro estrelas do periódico Choir & Organ, e a seguinte aclamação de Classical Music Sentinel: “…Spritzer pula diretamente à ação com confiança segura e uma musicalidade refinada que tão simplesmente reforça o alto grau de engenhosidade e beleza inerente à musica do compositor René Louis Becker… A abertura, Toccata em Si Bemol, que por si só já poderia facilmente intimidar muitos organistas com sua mão esquerda agitada e pedaleira bastante ativa, segue em frente num passo tremendo sob o commando de Spritzer, e assim revela suas linhas musicais determinadas, todas conduzindo a um final poderoso… a escolha de registrações dela para a suave e terna Cantilène, Opus 63, demonstra uma organista que sabe como balancear as cores num quadro sônico… Ambos os volumes pertencem às prateleiras de todos os entusiastas da música organística”.

Em abril de 2011 ela estreou mundialmente a obra de René Louis Becker como gravação comercial. Gravado em 2010 no órgão histórico Cavaillé-Coll recentemente restaurado da Igreja de Saint-Salomon-Saint-Gregoire de Pithiviers, na França, o disco recebeu críticas maravilhosas. Na edição de Choir & Organ de setembro/outubro de 2011 que o deu cinco estrelas, lê-se que “Damin Spritzer serve bem ao instrumento e à música, alerta ao semblante lírico e musculatura harmônica da música, controlando a máquina de três manuais e 49 registros com pleno controle sobre o drama e um sentimento real pela música melodiosa  e cristalinamente executada de Becker… Um segundo volume é ansiosamente aguardado.” Segundo o AAM Journal, “A música ganha vida sob o seu toque! …Este disco é um encanto…” E uma crítica de Classical Music Sentinel elogiou a gravação ao dizer que “…Damin Spritzer conduz a música com pleno momentum, o que adiciona uma qualidade cantável às linhas melódicas e um movimento rítmico assegurado às toccatas e marchas… o acorde glorioso ao final da Marche Triomphale fará o ouvinte sentir-se contente por estar vivo.”

Duas outras gravações da música de Becker estão planejadas para os próximos anos, assim como diversos projetos colaborativos.

Dr. Spritzer foi ouvida em “Pipedreams®”, apresentado por Michael Barone, no programa de rádio nacionalmente reconhecido nos EUA, em episódios incluindo: Ecletismo Histórico em Houston; Orações e Aleluias; Vinte e Tantos; Alegria no Meyerson; e performances “Pipedrams: Ao Vivo!” em Meyerson Symphony Center em Dallas, Texas, em 2005, e na Igreja de São Miguel e Todos os Anjos em novembro de 2014. Trilhas do primeiro CD dela pela gravadora Raven também foram transmitidas em With Heart and Voice® a partir de Rochester, New York (programa 1309, Psalms of Lament, Psalms of Reflection); na rádio RVM em Montréal, Quebec; no programa Het Orgeluur op Grootnieuwsradio 1008 AM nos Países Baixos; em entrevista e transmissão no Canal Católico, SiriusXM 129; no show de rádio falado e musical Sounds from the Spires, com Dr. Jennifer Pascual, Diretor de Música na Catedral de São Patrício em Nova Iorque; e na WRR 101.1 em Dallas, Texas.

Drª. Damin Spritzer recebeu seu Doutorado em Artes Musicais da Universidade de North Texas; seu Mestrado em Performance ao Órgão da Eastman School of Music em Rochester, New York; e seu Bacharelado em Performance ao Órgão do Conservatório de Música de Oberlin. Ela faz parte do Painel de Diretores da Fundação Leupold, a qual é dedicada à preservação da música e cultura do órgão de tubos. Ela também têm sido membro ativo da Sede em Dallas da Guilda Americana de Organistas (AGO), e espera agora poder contribuir com as sedes da AGO em Oklahoma.

# # #

PDF

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

HOME©2013 Damin Spritzer, organist
BIOPERFORMANCESMEDIAPRESSKITDISCOGRAPHYCONTACT